Cuidados com o elevador

Cuidados com o elevador

16 OUT 2017

Cuidados com o elevador

Segurança do elevador em prédios residenciais exige cuidados

Medidas simples e manutenção adequada garantem o bom funcionamento e evitam acidentes.

O elevador é o equipamento mais utilizado por quem mora em prédio de apartamentos. É o “transporte público” dos condomínios. Por isso, o síndico deve adotar todas as medidas para garantir o bom funcionamento e a segurança dos equipamentos para seus usuários .

Além de estimular o correto uso por parte dos moradores, afixando as dicas da empresa responsável pela manutenção nos quadros de aviso do condomínio, o síndico deve observar regularmente o funcionamento do elevador, para verificar se o equipamento apresenta qualquer alteração.

 O elevador  deve ser desligado e a empresa de manutenção acionada  se houver desnível de cabine e quando o equipamento estiver parando entre dois andares ou andando com a porta aberta.

“Esses são sinais de que o elevador está com problemas técnicos”, afirma.

O condomínio não deve permitir acesso de moradores ou estranhos à casa das máquinas e nem que essa área seja usada como almoxarifado. Do mesmo modo, observa, é fundamental que o síndico alerte os condôminos quanto aos riscos de acidentes causados por brincadeiras dentro do elevador, como pular, balançar ou forçar a abertura da porta automática.

 O zelador deve ser orientado a manter a casa de máquinas sempre trancada, mas com boa ventilação, e permitir acesso somente a pessoas autorizadas, além de controlar a freqüência das inspeções.

“Em caso de qualquer irregularidade, o zelador deve desligar o elevador e acionar a empresa de assistência técnica."

O contrato de manutenção de elevadores é obrigatório nos condomínios. Segundo ele, é muito importante que as medidas de segurança sejam reforçadas no dia da inspeção, para evitar acidentes. “O condomínio deve providenciar para que placas de sinalização sobre reparos ou manutenções sejam colocadas na garagem, no térreo e nas portas dos elevadores."

7 dicas fundamentais para a utilização adequada e segura dos elevadores

  1. Utilize os botões de subida e descida dos pavimentos de forma adequada. Apertar várias vezes o botão não fará com que o elevador chegue mais rápido.
  2. Não ultrapasse a capacidade máxima indicada na cabine.
  3. Não interrompa o fechamento da porta com as mãos.
  4. Observe e cumpra os avisos colocados na cabine.
  5. Crianças menores de 10 anos não devem utilizar o elevador desacompanhadas, já que em situações de emergência podem ter dificuldades para pedir ajuda.
  6. Pais e funcionários do condomínio precisam orientar as crianças que ao entrar ou sair do elevador, devem conferir se o mesmo está no andar e se não há degraus.
  7. Brincar no elevador não é recomendado. Não mexa no interfone, alarme ou em outras peças do painel. Além da possibilidade de paralisar oelevador, isso pode resultar quebra do equipamento.

Fonte: Sindiconet 

Compartilhe:

Facebook Google+ Twitter Whatsapp